Notícias

Implementação do projeto piloto do Cadastro Social Único na Ilha da Boa Vista no Bairro da Boa Esperança

O Ministério da Família e Inclusão Social, visando a garantia de estabilidade e bem-estar da população em situação de vulnerabilidade, em parceria com a OIT, Ministério das Infraestruturas e a Câmara Municipal da Boa Vista, iniciaram ontem, 06 de fevereiro, a implementação do projeto piloto do Cadastro Social Único na Ilha da Boa Vista no Bairro da Boa Esperança.

bobista.jpg

O processo de levantamento que, terá uma duração de 30 dias, será feito em conjunto com a equipa do projeto Cadastro Predial do MCA e da Câmara Municipal da Boavista representada pela Vereadora para a Área Social, Júlia Machado.  

O cadastro Social Único é o primeiro componente a ser trabalhada e corresponde a um instrumento especifico de registo e caracterização socioeconómica dos agregados familiares e indivíduos socialmente vulneráveis, bem como potenciais beneficiários de transferências sociais. Este será posteriormente usada a nível operacional na execução dos vários programas e respostas sociais em Cabo Verde incluindo as outras componentes do próprio Programa de Garantia ao Acesso ao Rendimento, a Educação, aos Cuidados e a Saúde.

Foi feito um trabalho de sensibilização junto da população local com o apoio de associações locais e representantes dos moradores para o papel de facilitador de modo a sensibilizar a população para a importância de colaborarem nos questionários. Foram ainda desenvolvidas atividades de socialização do projeto com a disponibilização de flyers informativos e sessões de esclarecimentos.