Notícias

Ilha do Sal recebe novo espaço para a delegação do Ministério da Educação

O Ministério da Educação e a Câmara Municipal da ilha do Sal, procederam, nesta segunda-feira, 03 de julho, à assinatura de um Contrato-Programa no valor de 3 milhões e 900 mil escudos, para a reabilitação do novo espaço do Ministério da Educação. O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, e pelo diretor-geral do Planeamento e Orçamento e Gestão do Ministério da Educação, José Manuel Marques.

Ilha do Sal recebe novo espaço para a delegação do Ministério da Educação 1

Este projeto enquadra-se no programa Desenvolvimento das infraestruturas do Ensino Básico, no projeto construção, ampliação e remodelação das infraestruturas Educativas, financiado pelo Governo de Cabo verde, através do fundo de Tesouro.

Durante a cerimónia de assinatura, a Ministra da Educação Maritza Rosabal avançou que o Ministério irá, posteriormente, assinar, com a Câmara Municipal de Santa Cruz, ilha de Santiago, um protocolo para a reabilitação ex-EBC desta localidade que se encontra em estado de degradação. Mosteiros, ilha do Fogo, é também outro concelho que será contemplada com a reabilitação terá as suas escolas reabilitadas ainda este ano.

O plano do Ministério da Educação está “hierarquizado”. Ou seja, primeiro devem ser reabilitados os tetos, as casas de banho, passando pelas ampliações e, posteriormente, para outras questões, nomeadamente o embelezamento dos espaços e melhoria de funcionamento sublinha Maritza Rosabal, assegurando que as escolas vão passar a ter, no orçamento, uma verba que servirá para sua reabilitação, manutenção e realização de pequenas obras, cujas responsabilidades serão passadas para as autarquias.

“O Ministério da Educação tem um plano para as obras de reabilitação de todas as escolas do país. Este ano, por exemplo, foram selecionados os lugares onde há necessidade de construir novas salas, nomeadamente no caso do Liceu Olavo Moniz em que foram reabilitadas para acolher todos os alunos do 1º a 8º Ano de Escolaridade, bem como a construção de outras infraestruturas como é o caso cozinha e casas de banho, orçado num valor de sessenta e oito milhões trezentos e setenta e quatro escudos Cabo-Verdianos.

Para o próximo ano, o Ministério da Educação, no âmbito programa Desenvolvimento das infraestruturas pretende contruir novas escolas do Ensino Básico e Secundário na ilha da Boa Vista, entre o bairro da Boa Esperança e Sal Rei e em Achada Grande Trás, cidade da Praia.

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, considerou que o protocolo ora assinado é uma resposta rápida e eficiente do Ministério da Educação, uma vez que irá dar início ao processo de resolução de alguns problemas da educação existentes na ilha do Sal.