Iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação do Combate à Droga (CCCD), em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime, no âmbito do Programa Único das Nações Unidas (One UN Programme), o encontro visa capacitar as ONGs e OBCs para intervirem na prevenção da violência e incivilidades associadas ao uso indevido de álcool e outras drogas nas suas comunidades.
Esta acção de formação que acontece em vários concelhos do país, com o enfoque especial nos municípios com maior índices de vulnerabilidade face ao uso indevido do álcool e outras drogas.
Em Cabo Verde, os indicadores são evidentes que o consumo abusivo de drogas é cada vez mais significativo com consequências negativas não só ao nível da saúde pública como também ao nível da violência e a criminalidade no país.
Os consumidores de drogas têm em média entre 15 a 25 anos de idade, e o abuso de drogas está associado a outros problemas sociais como a delinquência, violência, e a prostituição a juntar a toda essa situação, constata-se uma ausência afectiva do suporte familiar, o que tem como consequência a violência doméstica, a desintegração da família e um ciclo vicioso de uma predisposição para o consumo.