Notícias

Ilha do Maio contemplado com mais de um milhão de escudos cabo-verdianos no programa BA-Cultura

Três escolas/associações beneficiadas, 113 alunos bolseiros em três comunidades. São estes os números do programa Bolsa de Acesso à Cultura na ilha do Maio, numa iniciativa que engloba em todo o território nacional, 112 escolas, quatro mil e 36 alunos bolseiros.

Na ilha do Maio, para o ano económico de 2024, foram selecionadas 3 escolas: Associação para o Desenvolvimento Comunitário de Morrinho, Associação Pró Morro e Escola de Iniciação Os Tavares. Dos 113 alunos bolseiros, 48 são do sexo feminino e 65 do sexo masculino.

A assinatura do contrato de apoio financeiro aos beneficiários da ilha do Maio foi assinado entre a coordenadora do BA-Cultura, Indira Monteiro Lima e os responsáveis das respetivas escolas.

A coordenadora do programa lembrou que o envolvimento dos responsáveis, da comunidade, das famílias e da Câmara Municipal do Maio tem sido fulcral para o sucesso deste programa que vem crescendo tanto no número das escolas beneficiárias, dos alunos bolseiros, como também, em financiamento.

Todas as ilhas vem recebendo o ato de assinatura oficial do contrato de apoio financeiro, um total de cerca de 30 milhões de escudos cabo-verdianos. Um montante financiado através do Orçamento de Estado de Cabo Verde (OE), exclusivamente para que crianças, adolescentes e jovens de famílias com menos recursos possam frequentar aulas de arte (seja música, dança, artesanato, indústrias criativas e demais).

O Governo de Cabo Verde tem vindo, desde 2016, a lançar concurso para que escolas de arte, associações e ONG’s com vertente artístico/cultural possam integrar alunos para o ensino através das artes.

Ao longo de sete anos, o Executivo Governamental tem acreditado neste programa e nas associações, ONG’s e escolas que tem vindo a trabalhar junto das comunidades e famílias, levando cada vez mais crianças a aprenderem arte, com resultados concretos.