O Ministro das Finanças, Olavo Correia, inaugurou o projeto de eletrificação da zona Cabeça Fundão, no município de Santa Catarina da ilha do Fogo, num ato público que aconteceu no último sábado.Na ocasião, Olavo Correia reconheceu que, assim como a energia, o governo tem a obrigação de satisfazer as demais necessidades da população, nomeadamente o acesso à água e à comunicação.
“O governo municipal e o governo central têm a obrigação de criar as condições para que as pessoas, com os seus esforços, possam fazer a sua vida, terem o seu rendimento, criar os seus filhos dignidade e ter uma vida feliz. Uma das condições básicas para isso é o acesso à energia elétrica. Outras grandes necessidades são o acesso à rede pública da água potável, às telecomunicações, à Internet e à televisão”, frisou Olavo Coreia avançando que o Governo tudo fará para garantir satisfação dessas necessidades.
A iluminação da zona de Cabeça Fundão está prestes a chegar aos cem por cento, faltando apenas Chã das Caldeiras. Neste sentido, o Ministro Olavo Correia garantiu que o Governo e a Câmara Municipal de Santa Catarina da ilha do Fogo estão a trabalhar em conjunto para se encontrar a melhor solução, o mais breve possível.
Importa referir que a eletrificação de Cabeça Fundão custou cerca de 18 mil contos e faz parte do “Projeto 6 Ilhas”, que se enquadra no projeto de Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte e Distribuição de Eletricidade em seis ilhas de Cabo Verde, através do Ministério da Economia, nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Maio, Santiago e Fogo.