Notícias

Ilha de Santiago ganha mais 19 cuidadores de Dependentes

Ontem, 18 de julho, o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), através da Direção-Geral de Inclusão Social (DGIS), realizou um encontro com os novos cuidadores de dependentes da ilha de Santiago, no âmbito do Fundo Mais. O evento teve como objetivo a assinatura dos contratos de trabalho e a apresentação das diretrizes da área de Cuidado, destacando a sua finalidade, impacto na vida dos dependentes e os direitos e deveres dos cuidadores.

O ato de encerramento foi presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e contou com a participação dos 19 cuidadores contratados pelo Fundo Mais.

No seu discurso, o Ministro Fernando Elísio Freire expressou satisfação pelo cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo. “A satisfação porque estamos a cumprir. Nós dissemos desde o início que tínhamos uma ambição, que era de estruturarmos uma verdadeira política de inclusão em Cabo Verde”, afirmou, assegurando que a política de inclusão é composta por múltiplos instrumentos que visam garantir dignidade a todos os cidadãos.

Neste sentido, o Ministro detalhou um conjunto de medidas implementadas, nomeadamente o rendimento social de inclusão, reforço da pensão social mínima, isenção de propinas, e acesso à saúde e habitação.

“Estruturamos o acesso ao rendimento, à educação, à saúde, à eletricidade e à água. Hoje, estamos a reforçar os cuidadores, assegurando cuidado às pessoas com deficiência, crianças e idosos”, acrescentou.

O Governante, ainda, destacou a importância dos novos cuidadores, que se juntarão aos 90 já em atividade, totalizando 150 cuidadores que atenderão aproximadamente 1200 pessoas. “Hoje são mais 60 cuidadores em todo Cabo Verde e hoje estão aqui 19. Isto é demonstração clara de que estamos a cumprir. Estamos a trabalhar para continuarmos essa estruturação e é inegável o impacto que estas medidas estão a ter sobre as famílias e a população”, disse.

O Ministro ressaltou ainda que, apesar dos avanços, o trabalho continua. “Nós só estaremos satisfeitos quando atingirmos a nossa meta e o nosso objetivo. Hoje estamos mais próximos de atingir a meta, do que estávamos há 3 ou 4 anos. Estamos a percorrer este caminho com consistência e determinação, colocando as pessoas no centro e tratando a todos por igual”, declarou.

Encerrando o encontro, Freire incentivou os cuidadores a desempenharem as suas funções com profissionalismo e amor. “Tenham sempre presente que é obrigação de um Estado cuidar dos seus cidadãos. Quem faz esse trabalho deve fazê-lo com alto nível de profissionalismo e amor. Desejo-vos um bom início de jornada. É uma área que está a desenvolver em Cabo Verde e queremos que seja cada vez mais desenvolvida”, concluiu.