Notícias

Ilha da Boavista entra na rota de transformação e na dinâmica de crescimento de Cabo Verde

 

O Conselho de Ministros que esteve reunido em mais uma sessão descentralizada, tendo como o pano de fundo a inauguração do Aeroporto Internacional da ilha da Boavista, (AIBV) analisou e debateu, entre outros, um conjunto de questões ligados ao desenvolvimento da ilha das dunas.

Dos pontos apreciados e aprovados no Conselho de Ministros Descentralizado constaram os projectos de decreto-lei que regula a autorização das alterações nas tabelas de compartições, de taxa moderadora e de actos médicos ambulatórios, o projecto de decreto-lei sobre o enquadramento da administração local no regime de Previdência Social gerido e administrado pelo INPS, o projecto de resolução que concede um apoio regular ao Seminário de S. José.

A problemática dos inertes em Cabo Verde e a urgência de uma resposta sustentada foi outro ponto apreciado pelo CM, em que o Governo analisou especialmente a questão da ilha do Sal, na zona da Costa da Fragata, tendo decidido enviar uma delegação da Direcção-geral do Ministério de Ambiente e Agricultura conjuntamente com o Instituto Marítimo e Portuário àquela ilha, a fim de avaliar a situação actual e procurar melhores soluções com vista a garantir a continuação das construções que já se encontram em curso. Mas, acrescentou ainda a ministra que já foram tomadas medidas para o fornecimento externo de areia visto que em Cabo Verde não há areia suficiente para o consumo e abastecimento nacional.

À margem do Conselho de Ministros, os membros do Governo aproveitaram a oportunidade para visitar a zona norte da ilha – Bofareira, João Galego, Fundo das Figueiras, Cabeça dos Tarrafes e Rabil – e inaugurar as Delegações Aduaneira e da Enapor. A delegação governamental chefiada pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves manteve, igualmente, encontros com as forças vivas, empresários e operadores económicos boavistenses.