Notícias

II Fórum Regional da Juventude 2024: Um Impulso para o Futuro da Juventude

O II Fórum Regional da Juventude de 2024, realizado sob o lema “Incentivos para o Empreendedorismo, Emprego e Empregabilidade Jovem”, decorreu durante os dias 19 e 20 de julho, na ilha de São Vicente, reunindo jovens de todos os municípios da região de Barlavento.

O evento foi presidido pelo Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que destacou a importância dos jovens na construção de um sistema global mais justo e no desenvolvimento de Cabo Verde.

No seu discurso, o Ministro Carlos do Canto Monteiro enfatizou que “este fórum é uma plataforma essencial para que os jovens possam expressar suas ideias e contribuir ativamente para o futuro de Cabo Verde”.

“Queremos que os jovens vejam este fórum como uma oportunidade para se envolverem e fazerem a diferença… Portanto, pensar e trabalhar para o crescimento da economia sem jamais negligenciar a justiça e a responsabilidade social é fundamental” afirmou o executivo.

O Ministro também abordou a necessidade de transformar a paixão dos jovens em rendimento sustentável, realçando ser necessário “encontrar caminhos para transformar essa paixão em rendimento sustentável”.

Durante o evento, foram abordados temas essenciais como Emprego Jovem, Empreendedorismo e Empregabilidade, o Processo Criativo na Era Digital e a Promoção e Desenvolvimento do Desporto.

Entre os palestrantes, destacam-se figuras como o representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, o Presidente do Conselho Diretivo do IDJ, José Eduardo dos Santos, especialistas das Nações Unidas e da OIT, bem como responsáveis pelas áreas de competências e empregabilidade.

Este fórum incluiu workshops e oficinas temáticas que abordaram o empreendedorismo e as oportunidades de emprego para os jovens, além de visitas ao Terminal de Cruzeiro e à Cabnave, durante esta iniciativa que faz parte do Programa YouthConnekt Cabo Verde, com o intuito de criar espaços de diálogo e networking para os jovens, promovendo o associativismo juvenil e transformando Cabo Verde num país de oportunidades.