Notícias

IEFP assina Protocolo com PASFP-PALOP e TL para ministrar formação em S. Tomé e Príncipe

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Projecto de Apoio ao Sector da Formação Profissional nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PASFP-PALOP e TL – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) procedem amanhã, 13 de Setembro, à assinatura de Protocolo, cujo objectivo é realizar uma formação de capacitação no sector de pescado dirigida a 100 jovens em S. Tomé e Príncipe.

No âmbito do PASFP-PALOP e TL, financiado pela União Europeia, tem São Tomé e Príncipe como beneficiário directo, mais concretamente os jovens desempregados ou com dificuldades de inserção socioprofissional, sem qualificações profissionais, precocemente excluídos da escola pública.

Neste sentido, o IEFP, na qualidade de entidade que estabelece as intervenções integradas e articuladas no domínio do emprego e da qualificação das pessoas, com vista a garantir o acesso a uma formação profissional de qualidade e maiores oportunidades de integração no mercado de trabalho, irá realizar em São Tomé e Príncipe uma formação de capacitação no sector de pescado para 100 jovens provenientes de quatro distritos (Lemba e Lobata; Caue e Cantogalo; Agua Grande e Mexochi e Região Autónoma de Príncipe).

De realçar que o projecto será executado através do Centro de Formação em Transformação Alimentar de S. Jorge (CFPTA S. Jorge) e visa apoiar o desenvolvimento socioeconómico e o combate à pobreza por via da capacitação de jovens no domínio da “Transformação, Conservação e Comercialização de Pescado” com vista à melhoria da qualidade dos produtos da pesca e à criação de oportunidades de negócios no sector.

O acto da assinatura do protocolo será presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, pelas 9:00 horas, na sede do IEFP, sita na Rampa abaixo do Hospital Dr. Agostinho Neto, e contará com as presenças do Embaixador da União Europeia em Cabo Verde e do Gestor do PASFP – UE/PALOP e TL.