Considerando a necessidade em proteger e proporcionar uma realidade diferente às crianças e jovens em situação de risco e a impossibilidade do Centro de Emergência Infantil do ICCA, em S. Vicente, de suportar a totalidade dessas crianças e jovens, a instituição constitui uma parceria com a Associação pelos Direitos das crianças e Famílias de Cabo Verde, na pessoa da sua presidente, Vanda Évora.
Ainda, no âmbito do Projecto de Apoio às Crianças em situação de rua e respectivas famílias, o ICCA, através do seu Presidente, Marilena Baessa, entregou à Delegação do Ministério da Educação de S. Vicente 50 kits de materiais escolares para as crianças carenciadas do 1º ao 6º ano da escolaridade, de acordo com a solicitação efectuada.
Durante a sua estada em S. Vicente, Marilena Baessa deverá visitar todos os Centros de Acolhimento de S. Vicente com objectivo de auscultar as suas dificuldades e prioridades para o ano 2008, visando o estreitamento do trabalho do ICCA e das ONG's que trabalham na protecção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em S. Vicente.
Entretanto, na sexta-feira, 7, deverão deslocar-se à Ilha de Santo Antão, o delegado do ICCA em S. Vicente, Jandir Oliveira e um técnico da mesma instituição, Jailson Gomes, conjuntamente com dois representantes dos Fundos e Programas das Nações Unidas para efectuar reuniões de avaliação dos Comités dos Direitos e Defesa das Crianças (CMDDC), nos diferentes concelhos daquela ilha. O ICCA, através do seu delegado em S. Vicente, entregará também a cada delegação escolar do Ministério da Educação de Santo Antão, 120 kits de materiais escolares para crianças carenciadas do EBI.