Uma nota de imprensa do Ministério Trabalho Família e Solidariedade, sublinha que esta iniciativa enquadra-se no âmbito de uma formação lúdica e pedagógica em que participaram cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de rua e fora do sistema Educativo, em meados do mês de Fevereiro e 1ª quinzena de Março, numa "Oficina Escola", com "actividades lúdicas e resgate de valores", nos quais vão ser distribuídos em 3 círculos de cultura (1ª, 2ª e 3ª fases).
Trata-se de uma iniciativa conjunta DGAEA – ICCA com vista a reinserção das crianças e adolescentes no sistema educativo, escolar e extra-escolar. Sabe-se também que, por ser "Dia do Pai", será assinado um acordo de parceria entre a DGAEA e o ICCA com vista a reinserção sócio-pedagógica de crianças e adolescentes.
Recorda-se que no ano lectivo findo, a DGAEA experimentou uma estratégia de recuperação de alunos no ensino escolar através da integração de um animador de educação de adultos no núcleo pedagógico do pólo educativo tendo participado nos encontros de planificação e montado um plano de recuperação dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, sobretudo nas disciplinas instrumentais (língua portuguesa e matemática). Paralelamente, serviu de elo de ligação com os pais e encarregados de educação dos alunos como forma de reforçar a relação entre a escola e a família.