No âmbito das comemorações do mês de Junho, mês da Criança, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), promove, hoje, 12 de Junho de 2012, uma campanha de sensibilização, informação e comunicação para o combate ao trabalho infantil a nível nacional.
A campanha alusiva ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, visa sensibilizar os pais e encarregados de educação sobre a problemática, evidenciando as causas e consequências que este pode trazer para o desenvolvimento integral da criança/adolescente, incentivar as crianças a reivindicarem os seus direitos quando necessário ou quando estes são violados, informar os agentes educativos, as crianças e os adolescentes e as suas respectivas famílias, sobre as normas jurídicas do trabalho infantil, de forma a proporciona-los uma infância feliz e saudável e promover a denúncia dos casos de exploração de mão-de-obra infantil, através da linha Disque Denuncia.
A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil. Normalmente, em todo o mundo, são feitas campanhas, para que se somem esforços públicos, privados e da sociedade, no desejo de se construir outro caminho para o futuro das crianças e adolescentes.
Assim, far-se-á, hoje, a abertura oficial da Unidade de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil nos Países da África Ocidental, situada no Plateau (ao lado da sede do ICCA). O descerramento da placa será feito pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento, às 09H.