No âmbito das comemorações do mês de Junho, mês da Criança, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente – ICCA, realizou no passado sábado 16 de Junho, em parceria com Direcção Geral da Solidariedade Social (DGSS), na Rua Pedonal no Plateau, diversas actividades alusivas, ao Dia da Criança Africana.
A efeméride, que teve como lema” Os direitos da criança com deficiência: O dever de proteger, respeitar, promover e realizar” pretende sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade cabo-verdiana para a problemática da deficiência que afecta uma camada considerável da população, incluindo a infância e a adolescência, bem como a divulgação permanente dos seus direitos.
A data, instituída em 1991, pela Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana (UA), em memória as crianças negras do Soweto, África do Sul, que em 1976 foram massacradas, ao saírem à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.
De realçar que a iniciativa tem como parceiros a Handicap Internacional, a Associação Cabo-verdiana dos Deficientes, ACD, o CENORF, a ADEVIC, a AADICD, a ACARINHAR, APONTE, a CNDHC, o COPAC, o Mon Na Roda, a RAMAO.
O acto de abertura foi presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada.