A inclusão das batas nos pacotes deste ano, faz parte de um enorme esforço do Governo, através do ICASE, conforme realçou o Presidente daquela instituição, Felisberto Moreira.
Um esforço que, entretanto, se justifica pela firme determinação de continuar a construir as bases para uma sociedade mais justa e igual, fazendo jus ao lema "Juntos na promoção da igualdade de oportunidades". Esses cerca de 25 mil pacotes contêm, portanto, para além das batas, cadernos, manuais e outros materiais, atingindo um orçamento de cerca de 26 mil contos.
Nesta senda, serão também alargados os apoios aos alunos do sétimo e oitavo ano de escolaridade e o ICASE irá auxiliar as bibliotecas das escolas do Ensino Secundário, "para que os alunos desse nível possam ter acesso aos manuais com mais facilidade".
O Primeiro Ministro, José Maria Neves, exalta o trabalho meritório do ICASE que de facto, tem ajudado a reduzir o fosso entre as crianças com algumas condições e aquelas menos favorecidas. "É preciso ter um olhar forte para aqueles que são mais pobres, aqueles que precisam mais do nosso apoio, aqueles que precisam mais do nosso abraço", salienta.
Felisberto Moreira realça a cooperação com algumas instituições solidárias, casos do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), a Fundação Cabo-verdiana da Solidariedade e o Ministério da Educação.
A nível das empresas privadas, a ENACOL, a Sumol-Compal são algumas das habituais parceiras empresas nesta importante empreitada e cujos contributos são "fundamentais", frisa Moreira. Vários artistas, nomeadamente
Programa Saúde escolar arranca este ano
O novo ano lectivo fica marcado pelo arranque efectivo do Programa Nacional de Saúde Escolar que será importante para a promoção de campanhas de informação e de prevenção em matéria de saúde nas escolas.
Apesar das dificuldades que se adivinham com a retirada, a partir deste ano, dos fundos do PAM do ICASE, devido à nova condição de Cabo Verde como País de Rendimento médio, estão também já garantidas as refeições quentes nas cantinas escolares esse ano, garante o Presidente do ICASE, muito graças às continuas parcerias referidas e outras que vão surgindo.
A contar as refeições quentes, as bolsas e residências estudantis, os programas de transporte escolar, são mais de cem mil crianças beneficiadas, todos os anos com o trabalho do ICASE.
A campanha de distribuição de kits escolares continua em vários pontos do país, sendo que nesta segunda-feira, será a vez dos alunos carenciados do Concelho de Santa Cruz serem contemplados com kits, e no Domingo, o ICASE esteve também em Rincão, Concelho de Santa Catarina.