Notícias

I Cimeira Cultural entre Cabo Verde e Madeira institucionalizada

Cabo Verde e Madeira através da agência cultural “Atlanticulture Center” decidiram institucionalizar a Cimeira Cultural entre os dois arquipélagos. A próxima ficou agendada para o próximo ano e realizar-se-á em Cabo Verde.

Cabo Verde e Madeira através da agência cultural “Atlanticulture Center” decidiram institucionalizar a Cimeira Cultural entre os dois arquipélagos. A próxima ficou agendada para o próximo ano e realizar-se-á em Cabo Verde.

Numa declaração final, as partes reconheceram as similitudes e partilha de desafios comuns, assim como identificaram a cultura e as indústrias criativas como um sector chave para a criação de emprego digno, de rendimento e carreiras sustentáveis. E porque já existem acordos bilaterais entre Portugal e Cabo Verde que permitirão aprofundar a relação especifica entre Madeira e Cabo Verde no sector da Cultura, comprometeram-se a engajar mutuamente na cooperação nos vários segmentos das indústrias criativas, “designadamente em eventos marcas como a passagem de ano, o carnaval, a festa das flores, mas também sectores chaves como a gastronomia, a moda, o design, as artes visuais, o teatro e a música”.

Ainda no documento, assumiram programar artistas cabo-verdianos e madeirenses nos grandes eventos marcas a realizar nos dois territórios, confirmando a vontade mútua em aproximar os dois arquipélagos através de trocas e intercâmbios culturais efetivas, em particular, intercâmbios entre as Associações da sociedade civil e as empresas do sector das indústrias criativas.

Madeira e Cabo Verde irão patrocinar exposições de artistas locais nos dois territórios, e em simultâneo, assumiram o compromisso de reforçar o diálogo entre o sector Turístico e cultural. Para isso, concordaram em promover um fórum entre os agentes do sector turístico para partilha de experiência sobre a criação de conteúdos culturais para o Turismo.

Da mesma forma, entre as decisões da cimeira, ficou patente que vão promover intercâmbios entre eventos relevantes. Para já, vai se avançar com a Viagem pela História na Cidade Velha e o Mercado Quinhentista do Machico.

Tendo em conta a organização e o impacto da cimeira, Cabo Verde disponibilizou-se em efetivar a presença da “Atlanticulture no país através da criação de um centro congénere”. O compromisso foi reforçado pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante a sua intervenção na reunião de alto nível.

Ainda da parte do governo cabo-verdiano, ficou o compromisso de incentivar ainda mais “a implementação do ensino artístico como fator chave para a criação de um mercado das artes e da descoberta de novos talentos, bem como “atividades de formação profissional, técnica e superior para o sector da produção e gestão para a cultura e indústrias criativas.

A declaração final consubstancia as grandes decisões e conclusões saídas da I Cimeira Cultural Atlântica Madeira – Cabo Verde, copresidida pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, e pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, no último dia 07 de junho, no Atlanticulture Center, em Machico, Madeira.

Sobre o tema uma “Ponte Cultural Atlântica”, participaram e intervieram ainda da parte dos dois governos, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e da parte do Governo Regional da Madeira, a Secretária Regional do Turismo e Cultura da Madeira.