Notícias

“Humanizar cada vez mais os serviços portuários é o objetivo do Governo de Cabo Verde”, Ministro do Mar – Abraão Vicente

A Enapor – Portos de Cabo Verde contam agora com uma nova lancha para servir os serviços de pilotagem da empresa, resultante de uma doação feita pelo Porto de Sines. A receção e batismo simbólico desta embarcação aconteceu ontem 30 de julho no Porto da Praia, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, enquanto padrinho, e batizado pelo Cardeal Don Arlindo Furtado.

A doação de “Santa Catarina”, feito pelo Porto de Sines, acontece no âmbito da cooperação institucional existente entre os nossos portos, e vai ficar alocada ao Departamento de Navios do Porto da Praia – Serviço de Pilotagem para transporte dos nossos pilotos.

A lancha Santa Catarina possui 13 metros de cumprimento, tem capacidade para transportar até 8 tripulantes, conta com um motor propulsor de 238 Hp. Vem equipado com meios de salvamento, estação composta por AIS, VHF e Radar, e ainda meios de extinção de fogo a bordo.

Durante a sua intervenção o Ministro do Mar ressaltou o gesto simbólico do Porto de Sines que reforça e aprofunda a parceria com a Enapor. O Governante aproveitou o momento para felicitar a empresa que gere os portos de Cabo Verde pelo “maior crescimento de sempre, no primeiro semestre, agradecendo aos funcionários de todos os escalões por este feito”.

A anteceder o batismo de “Santa Catarina”, aconteceu o ato de assinatura de um protocolo com o Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação no âmbito do projeto de requalificação da entrada do Porto da Praia. Um ato que reforça, afirmou o governante, o compromisso do Governo e da Enapor para com a humanização dos serviços portuários.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Administração do Porto de Sines e Algarve, Luís Cacho, Presidente e vice-presidente da Associação Empresarial do Porto de Sines, Ministra da Infraestruruas de Cabo Verde, Administrador da Enapor – Portos De Cabo Verde e Diretor do Porto da Praia.