A inauguração do novo hospital do Sal foi uma grande festa, como era de se prever, com centenas de salenses a prestigiarem o evento com a sua presença. E quem foi de certeza que não viu as suas expectativas defraudadas, pois trata-se de uma infra-estrutura muito bem equipada e arejada com várias especialidades, incluindo um moderno bloco operatório, uma praça e jardim para os pacientes.
Trata-se de um forte investimento do Governo que ronda os trezentos e quarenta e cinco milhões, trezentos e oitenta mil escudos [345.380.000$00, e que é a concretização de um sonho antigo.
"Estamos a inaugurar em Cabo Verde grandes obras que são, desde há muitos anos, sonhos de todos nós. E o hospital do Sal é mais um sonho que estamos a cumprir. O nosso destino é realizar grandes e novas obras para estas ilhas de Cabo Verde", frisou o Chefe do Governo.
Para o Ministro do Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, essa nova infra-estrutura é apenas mais uma prova da enorme atenção dada por esse Executivo, à saúde, que, como se sabe, tem investido pesado no sector.
Basta ver, como recordou José Maria Neves, os vários centros de saúde inaugurados, ou prestes a inaugurar, um pouco por todo o país, o hospital regional de Santiago-norte, ou a recuperação e ampliação, recentemente, do hospital regional de Santo Antão, na Ribeira Grande.
Todavia, os investimentos vão muito além das infra-estruturas, como salientou o Primeiro Ministro que sublinha a introdução, já em curso de novos tratamentos e diagnósticos do cancro, incluindo a Hemodiálise. Sem contar com os esforços ao nível da formação de pessoal médico. E, mais investimentos estarão por vir.
Seja, como for, Basílio Ramos chama a atenção para a necessidade dos cabo-verdianos valorizarem os enormes ganhos conseguidos na área da saúde que, como prova, está em curso para atingir os Objectivos do Milénio, bem como em outras áreas em que o Governo tem feito grandes investimentos, um pouco por todo o país.
Mais investimentos para o Sal
Para breve estão as inaugurações de duas importantes infra-estruturas para a ilha do Sal, como são a primeira fase de modernização e ampliação do Porto da Palmeira e, também, da esquadra de polícia de Santa Maria.
Outras prioridades são a concretização de um liceu em Santa Maria, cujo processo está na fase de conclusão dos estudos e de mobilização de recursos para a sua execução e, também um centro de saúde para aquela cidade do sul da ilha.
"Estes são investimentos inadiáveis para que possamos dar respostas mais efectivas às necessidades da população desta ilha do Sal", concluiu o Primeiro Ministro. Recorda-se que, também na sexta-feira, José Maria Neves inaugurou o Centro da Juventude no Sal, um espaço de apoio, formação e informação.