Notícias

Hillary Clinton já está em Cabo Verde com a segurança no topo da agenda

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves e a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, encontram-se, neste momento em reunião- ela aterrou no Sal às 20h:40- tendo como tema de discussão o reforço das relações bilaterais entre os dois governos, com a segurança marítima e combate à criminalidade na lista das prioridades máximas. Cabo Verde conta com o apoio dos Estados Unidos no reforço da segurança dos nossos mares e no combate ao narcotráfico.

Numa entrevista à agência Inforpress ainda esta manhã, o Primeiro-Ministro dava conta da intenção de reforçar as relações com os Estados Unidos em matéria da segurança marítima, mais especificamente na vigilância das nossas águas, sendo a segurança marítima um importante pilar para o “cluster do mar”. Também o combate ao narcotráfico é uma prioridade dos dois países.

Nisso, Cabo Verde, diz José Maria Neves, busca o apoio da Guarda Costeira norte-americana para uma vigilância mais apertada dos nossos mares, não obstante o grande esforço do país para dotar a nossa Guarda Costeira de melhores meios de vigilância e combate à criminalidade transnacional, como mostra a aquisição recente do navio patrulha o “Guardião.

A lavagem de capitais, o tráfico de pessoas, a emigração clandestina, o combate ao terrorismo internacional são preocupações mútuas e que deverão ser abordadas no encontro de logo mais. As expectativas, afirma Neves, são de um reforço da cooperação entre Praia e Washington nas mais diversas áreas , para além das referidas, como é exemplo o segundo compacto do Millenium Challenge Account, recentemente atribuído a Cabo Verde, no valor de 66.2 milhões de dólares. Sobre isso, o Chefe do Executivo cabo-verdiano recorda que uma equipa do Millenium Challenge Corporation, liderada pelo seu Director Executivo, Daniel Yohannes estará em Cabo Verde, nos dias 10 e 11 de Fevereiro para assinar com o Governo cabo-verdiano o II Compacto, para além de visitar alguns projectos ligados ao I Compacto.

Igualmente na agenda das conversações está a questão da igualdade e equidade de géneros, gestão de conflictos, estabilidade e a boa governação. Esta segunda visita de Hillary Clinton é, segundo Neves, mais uma amostra da importância geoestratégica que Cabo Verde tem para esta região oeste africana.

As boas relações entre os dois países deve-se, frisa Neves, ao reforço das liberdades, do Estado de Direito, da democracia, do respeito pelos direitos humanos em Cabo Verde e pela boa governação do país assente numa agenda estratégica para o desenvolvimento, a par da graduação a país de rendimento médio.

No final do encontro, o Primeiro-Ministro Neves deverá proferir uma declaração sobre os meandros do encontro com a alta representante do Governo estadunidense.