Na sexta-feira, 14 de Agosto, pelas 09:00 horas, Hillary Clinton será recebida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, num encontro alargado aos membros das duas delegações. O encontro será uma oportunidade para um intercâmbio de informações sobre as novas orientações políticas para África, da administração americana, o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e a exploração de vias para reforço da parceria bilateral nas suas componentes político/diplomática, económica e de segurança. Da agenda constarão ainda questões da actualidade internacional e africana.
A presença no território americano de uma diáspora activa e bem integrada, os resultados encorajadores da cooperação entre os dois países, os valores partilhados e a estratégia de transformação de Cabo Verde, balizarão a construção de uma Agenda comum, baseada em interesses recíprocos, que moldarão o futuro das relações bilaterais EUA – Cabo Verde.
De acordo com a parte americana, esta será ocasião para reafirmar a amizade com Cabo Verde, um país considerado um modelo de sucesso em África, governado democraticamente, e que tem utilizado eficazmente a assistência económica dos EUA, incluindo o Millennium Challenge Account.
Após o encontro entre as duas Delegações, terá lugar pelas 11:00 horas, uma conferência de imprensa, com declarações de ambas as partes, dirigida aos jornalistas nacionais e internacionais.
Recorde-se que no périplo efectuado a África, a Secretária de Estado norte Americana, visitou Quénia, África do Sul, Angola, RD Congo, Nigéria e Libéria. Após a sua visita a Cabo Verde, Hillary Clinton regressará directamente para Washington.