Notícias

Há 31 anos atrás e nesse mesmo dia, o país assinalava a entrada em vigor da Constituição da República de 1992. Um marco importante na história da nossa Nação

No âmbito da celebração do Dia Nacional dos Direitos Humanos, que foi comemorado ontem, 25 de setembro, a Ministra da Justiça, Joana Rosa, presidiu a abertura do “Workshop sobre Direitos Civis e Políticos” realizado em parceria pelo Movimento Internacional de Direitos Humanos Cabo Verde (IHRM), pelo Ministério da Justiça, pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), e pela Fundação Donana.

Duranta a sua intervenção, a governante disse que houve avanços significativos em matéria de Direitos Humanos, salientando que os vários relatórios elaborados sobre o país têm registado esses ganhos.

“Cabo Verde é reconhecido pela sua boa governança e altos níveis de transparência, e uma baixa perceção de corrupção, e tem estado sempre posicionado entre as melhores em África, gozando ainda de uma excelente classificação ao nível mundial. Isso demonstra o comprometimento do Governo de Cabo Verde, e o quanto este tem investido em políticas de promoção e defesa dos direitos humanos”, afirma Joana Rosa.

Por sua vez, a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Eurídice Mascarenhas, defendeu que “a proteção e a promoção dos Direitos Civis e Políticos são fundamentais para garantir a liberdade, a igualdade e a participação dos cidadãos na sociedade.

Neste sentido, o “Workshop sobre os Direitos Civis e Políticos”, tem por objetivo contribuir para o reforço das competências dos membros e voluntários do Movimento Internacional de Direitos Humanos, Comissários e Pontos Focais da CNDHC, no que se refere aos princípios de Direitos Humanos, nomeadamente os Direitos Civis e Políticos em Cabo Verde.