Notícias

“Há 28 anos que os Ferro e Gaita vêm trabalhando na recuperação do Funaná” – Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente

Para celebrar os 28 anos do grupo Ferro Gaita, um dos grupos de funaná mais emblemáticos da nossa atualidade musical, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assinou um protocolo de concessão de incentivo financeiro de um milhão e quinhentos mil escudos cabo-verdianos (1 500.00,00 ECV), na manhã de hoje, 22 de maio.

O protocolo foi assinado entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e o presidente da associação Recreativa, Social e Cultural Ferro Gaita, Iduíno.

Um momento simbólico e de grande representatividade que acontece num ano em que o género funaná foi elevado a Património Cultural Imaterial Nacional.

Para o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas este protocolo é a uma retribuição para que o funaná não morra. “Há 28 anos que os Ferro e Gaita vem trabalhando na recuperação do funaná e com a elevação deste género a património nacional acredito que este protocolo foi assinado num momento certo”, afirmou o MCIC.

Em representação ao grupo, Iduíno que é também presidente da Associação Recreativa, Social e Cultural Ferro Gaita manifestou a satisfação de ter o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas embarcar nesta jornada de celebração do 28º aniversário.

Os Ferro Gaita já estão a trabalhar na preparação de um novo álbum de originais, algo que surge nove anos após o último trabalho de género.

“Agradeço ao Ministério e ao povo de Cabo Verde que tem colaborado connosco ao longo destes anos”, afirmou Iduíno Ferro Gaita.

O protocolo ora assinado está enquadrado no plano de salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que se traduz em práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, que se transmite de geração em geração, e que é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do meio envolvente

O Governo de Cabo Verde, está ciente da importância do funaná, elevado a património imaterial, pela sua grandiosidade e importância, fomentando o reconhecimento e consequente desenvolvimento e enriquecimento cultural através da música e reconhece no grupo – Ferro Gaita, um enorme potencial, talento e um papel essencial na valorização, reconhecimento e promoção dos grandes eventos culturais, e na grande contribuição na elevação da música cabo-verdiana.