Na sua importante visita à Guiné Equatorial o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi conhecer o complexo industrial de Punta Europa, situada na ilha de Bioko, parte da capital Malabo.
Um gigantesco complexo onde funcionam três empresas ns áreas da produção de energia, da exploração e produção de gás natural e derivados (gás metanol e butano) assim como uma refinaria petrolífera.
O complexo impressiona e é um símbolo do potencial da Guiné Equatorial que é hoje um dos três principais exportadores de petróleo e derivados do continente africano, juntamente com a Nigéria e Angola.
Para além das plantas de extração e produção e transformação de gás natural, o complexo inclui a central única elétrica de Malabo e ainda um pequeno porto para o abastecimento de navios petrolíferos.
Recorda-se que entre as áreas identificadas de cooperação entre Cabo Verde e a Guiné equatorial estão as energias, mais concretamente as energias renováveis em que Cabo Verde já dá passos firmes.
Os transportes, em particular os transportes aéreos é outra possibilidade, com a privatização da TACV na agenda. A governação eletrónica e a reforma da administração pública em que já há uma intensa cooperação, são outras áreas em desenvolvimento. O NOSI, já há algum tempo vem desenvolvendo vários projetos naquele país (leia o texto: PM recebido pelo Presidente Teodoro Obiang.)