Segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, para o Governo de Cabo Verde, o grande desafio continua sendo o reforço da coesão social, o combate às disparidades geográficas, sociais e de género no domínio do desenvolvimento humano, a diminuição das vulnerabilidades económicas e o incremento do crescimento económico do país, metas essas que só poderão ser atingidas com o apoio inequívoco da comunidade internacional e de cada parceiro de Cabo Verde em particular.
Recorde-se que no encontro anterior, que teve lugar a 12 de Junho de 2007, o GAT adoptou uma Declaração, evidenciando os grandes desafios e as expectativas do Governo de Cabo Verde para o período pós-graduação. Um dos pontos da agenda deste IV encontro é a análise do relatório sobre o processo de graduação, a ser submetido ao Secretario Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
A referida nota sublinha, ainda, que a graduação deve ser encarada como um desafio de todos, de Cabo Verde (Governo, Partidos Políticos, Sociedade Civil, Cidadão Comum, Comunidade cabo-verdiana na diáspora) e da Comunidade Internacional.
O IV encontro do GAT será co-presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges, e pela Ministra das Finanças e da Administração Pública, Cristina Duarte.