Notícias

Governo vai transformar a DGD em instituto e criar um Tribunal Arbitral do Desporto

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, avançou nesta tarde de terça-feira, 14 de Junho, que o Governo vai transformar a Direcção Geral do Desporto (DGD) num Instituto e criar, nos próximos tempos, um Tribunal Arbitral do Desporto. O anúncio foi feito no âmbito de uma visita à Federação Cabo-verdiana de Karaté, enquadrado num conjunto de visitas que tem feito às Federações do País com vista a inteirar do seu funcionamento.

Governo vai transformar a DGD em instituto e criar um Tribunal Arbitral do Desporto1Segundo Fernando Elísio Freire, o Governo pretende fazer uma reforma a nível da DGD, ou seja, transformá-la num Instituto do Desporto que tenha maior autonomia administrativa e financeira.

O próximo passo será criar as condições para que haja um Tribunal Arbitral para dirimir os conflitos institucionais a nível do desporto, “pois esta área é muito dinâmica e não pode estar muito tempo à espera de decisões de tribunais comuns”, de acordo com o Ministro do Desporto.

A visita à FCK serviu para falar, também, sobre o reforço institucional das federações, da criação de um quadro claro de relacionamento entre o Governo e as federações, no sentido da promoção do Desporto, bem como da mudança da filosofia dos contratos-programa com estilo de serviço público, ou seja, levar as modalidades a todas as ilhas. “Para isso é preciso termos professores, infraestruturas e federações capacitadas para esse fim”, salientou o Ministro.

Outra questão abordada nesta visita foi a reativação do Conselho Nacional do Desporto, “cuja proposta já foi enviada a todas federações para opinarem”, disse Fernando Elísio Freire, acrescentando que, “de seguida, o Governo irá reunir com as federações, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, o Comité Paralímpico, a Gestão do Estádio Nacional, o desporto escolar, o desporto universitário e o militar e de segurança para a definição de um Plano Estratégico de longo prazo do Desporto”.