Notícias

Governo vai instituir Provas Nacionais de acesso ao Ensino Superior em Cabo Verde

Desde segunda-feira, 05 de Setembro, está em Cabo Verde uma missão de assessoria jurídica e educativa portuguesa que está a discutir com o Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação a configuração da nova lei de acesso ao ensino superior em Cabo Verde, mais precisamente às licenciaturas.

De acordo com o responsável pelo Ensino Superior, António Correia e Silva, esta nova lei enquadra-se nas novas políticas e estratégias de desenvolvimento e consolidação do ensino superior cabo-verdiano que o MESCI pretende materializar e tem como objectivo primordial elevar o nível de qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde, estabelecendo um perfil de competências, a ser aferido por provas nacionais, dos candidatos a ingressar nos cursos de licenciatura ofertados no país.

Neste sentido, vai ser exigido um nível mínimo de classificações nas referidas provas para se poder entrar no ensino superior. Contudo, os alunos que não conseguirem os resultados que lhes habilitam o ingresso, terão um ano de propedêutica (preparação), no sentido de obterem os conhecimentos, os saberes e as competências consideradas próprias e necessárias para que tenham uma carreira bem-sucedida no Ensino Superior.

Ao longo do próximo ano lectivo, os alunos do 12º ano de escolaridade terão as informações necessárias para se prepararem para o desafio das provas.