Notícias

Governo vai continuar a investir forte na educação

Dirigindo-se para uma plateia de formadores do IP e para futuros professores, alunos do Instituto, o Chefe do Executivo confirmou a ideia de elevar para o nível superior a formação de professores de todos os níveis.

Mais uma vez, quis homenagear o papel dos professores e educadores para o processo de desenvolvimento de Cabo Verde, sem esquecer de elucidar os esforços do seu Executivo na melhoria da qualidade do ensino em Cabo Verde.

Assim, Neves elucida que o orçamento destinado à educação em Cabo Verde é de 23 por cento do orçamento global do Estado de Cabo Verde, pelo que o Governo tem investido no limite de suas capacidades na educação dos cabo-verdianos.

Para o Primeiro-Ministro, os Governos de Cabo Verde têm sabido priorizar a Educação, e realça, principalmente o trabalho do seu Executivo que construiu e continua a construir liceus e escolas em todo Cabo Verde, que edificou a Universidade de Cabo Verde, para além da formação de novos professores e formadores para essas escolas.

A nível das reclassificações e salários, muito reivindicados pela classe e os sindicatos a eles ligados, Neves incentivou as mesmas a continuarem a reivindicar melhores condições de trabalho, pretensões legítimas, afirma.

isntituto_pedagogico_1

Contudo, aponta, os professores e sindicatos devem reconhecer que assim como os professores tem feito a sua parte, o Governo também tem cumprido. Estes não devem esquecer que o Governo já resolveu as reclassificações e salários pendentes de 2001 a 2006 e a 2007 em alguns casos, " e vai continuar a lutar para resolver todos os pendentes em relação a essas reivindicações.

Não é possível, defende, negar os muitos progressos que já se fizeram, pois que "já se percorreu um longo caminho", afirma. E, a unificação do curso de formação de professores, para o nível superior é apenas mais um exemplo, sublinha. Já para o próximo ano lectivo, o IP passará a funcionar integrada na Uni-CV com formações de nível superior.

Uma iniciativa muito bem recebida pela Presidente do Instituto, Teresa Borges que congratulou-se com a iniciativa que, afirma, é um sonho há muito acalentado pelos profissionais do IP.

Pela relevância dos discursos de sua Excelência nas duas ocasiões referidas, prometemos publicar com a máxima brevidade ambas intervenções na íntegra.