“O Governo vai construir um pavilhão desportivo coberto em todos os Concelhos e Municípios de Cabo Verde que ainda não dispõe desta infraestrutura, num quadro de parcerias com as respetivas Camaras Municipais”. Afirmação do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, após um encontro com os agentes e dirigentes desportivos da ilha do Maio que aconteceu no último fim-de-semana.
Fernando Elísio Freire que esteve na ilha do maio de 23 a 26 de setembro, garantiu no encontro que manteve com os dirigentes desportivos daquela ilha que o Governo vai financiar a construção de um pavilhão desportivo na Cidade do Porto Inglês, em parceria com a Câmara Municipal, pois o Governo pretende criar as condições para a implementação do projeto “Desporto para todos”.
De acordo com o Ministro “o compromisso do Governo é fazer com que o desporto chegue a todos e a todas as localidades e nós consideramos, dentro daquilo que é definição do programa do Governo, que cada ilha em Cabo Verde deve ter um pavilhão desportivo”.
A ilha do Maio tem muita potencialidade a nível do desporto, disse o Ministro, acrescentando que a mesma precisa um devido enquadramento a nível institucional, de financiamento na política de infraestruturação e, sobretudo, uma mudança de atitude perante o desporto.
Assim, adiantou o governante que o Governo está em condições, em parceria com a Camara Municipal e outras entidades, de desenvolver esforços, no sentido de dotar a ilha de infraestruturas capazes de revitalizar o desporto e articulá-lo com o turismo, uma vez que a ilha tem grande potencialidade também neste setor e colocar o Maio na rota dos grandes eventos desportivos.
Em relação à conclusão do Estádio Municipal, uma das questões colocadas no encontro, o responsável pela pasta do Desporto mostrou a disponibilidade do Governo em, num acordo de parceria com a CMM, encontrar mecanismos de financiamento que envolva as partes na referida conclusão da infraestrutura desportiva.
Outra questão colocada no encontro tem a ver com a necessidade de uma representação do setor do desporto na ilha do maio, tendo o Ministro realçado que concorda que é necessário que haja um coordenador de toda a política desportiva daquela ilha. “Essa entidade deve ser uma articulação estreita entre o Governo e a Camara Municipal, para que não haja atividades redundantes nem competitivas, mas sim complementares”, defendeu Fernando Elísio Freire.
Ainda neste fim-de-semana, o Ministro que esteve na ilha do Maio para testemunhar o empossamento dos novos órgãos autárquicos, visitou as várias infraestruturas desportivas locais, tendo constatado que as mesmas encontram-se “muito degradadas e a precisar de uma grande requalificação”. Por isso, arrematou que se deve agora desenvolver (CMM e Governo) programas de reabilitação para estas infraestruturas.