Recorde-se que neste momento estão em construção cerca de 300 unidades habitacionais, sendo 166 na Praia, 48 em São Vicente e 73 na ilha do Sal.
Uma medida anunciada pela Ministra de Estado, Janine Lelis, ao fazer o balanço das Reuniões do Conselho de Ministros, que agora segue para o Parlamento para aprovação. Este diploma tem por objetivo facilitar o acesso à habitação própria para os jovens e famílias de baixo rendimento, oferecendo um modelo de arrendamento com opção de compra.
Recorde-se que neste momento estão em construção cerca de 300 unidades habitacionais, sendo 166 na Praia, 48 em São Vicente e 73 na ilha do Sal.
De igual modo o Conselho de Ministros aprovou a proposta para aquisição de um navio construído de raiz para o reforço do transporte marítimo inter-ilhas, de modo a dar resposta ao nível de procura, promovendo a conetividade entre as ilhas, fortalecer a coesão territorial, aumentar a mobilidade interna de passageiros e cargas e ainda dinamizar a economia nacional.
As despesas foram autorizadas no montante de cerca de 2,8 milhões de contos e o financiamento será garantido pelo Banco Mundial.
Assim, por decisão do Conselho de Ministros, foram mandatados os Ministros das Finanças, do Mar e do Turismo e Transportes a adotarem as medidas necessárias à concretização do processo de aquisição por via de concurso público internacional que, para além dos Ministérios mencionados, terá como entidade responsável pela condução do procedimento a ENAPOR.
Ainda, o Conselho de Ministros aprovou a Proposta de Resolução que autoriza o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento, Território e Habitação a realizar as despesas para a celebração de um contrato de empreitada para edificação de um Monumento à Democracia e Liberdade.
Este monumento vai ser edificado na rotunda da Achada Grande Frente, Cidade da Praia, como símbolo da luta constante do povo cabo-verdiano pelos seus direitos fundamentais e pela consolidação do regime independente e democrático, bem como, homenagear os protagonistas e os marcos históricos que determinam o percurso democrático de Cabo Verde, além de fortalecer a consciência cívica das gerações presentes e futuras.