“Até ao final deste mandato, vamos aumentar o salário mínimo nacional para 15 mil escudos. Eu dou as garantias que vamos cumprir com este compromisso assumido em termos de acordo de concertação social”, assegurou Olavo Correia.
O Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva vai aumentar o salário mínimo para 15 mil escudos até 2021, ou seja, até ao final do mandato. A garantia foi dada pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020, que está a decorrer na Casa Parlamentar.
“Até ao final deste mandato, vamos aumentar o salário mínimo nacional para 15 mil escudos. O Governo vai cumprir com este compromisso assumido nos termos do acordo de Concertação Social”, assegurou Olavo Correia.
De referir que o Governo, desde o início desta Legislatura, aumentou o salário mínimo de 11 mil para 13 mil escudos. E até 2021 esse valor será fixado em 15 mil escudos.
“Nós temos de ser muito cuidadosos, porque o salário mínimo não pode ser um instrumento para aumentar o desemprego em Cabo Verde”, alertou o Vice-Primeiro Ministro, reagindo assim às propostas de aumento apresentadas pela oposição.
“Para tornar o mercado de trabalho mais acessível, temos de ter aqui também um sentido de compromisso, por forma a deixarmos que o mercado de trabalho funcione, com um quadro bem regulamentado”, advertiu o Governante.
Por outro aldo, Olavo Correia referiu que os sujeitos políticos “devem evitar abordar esta matéria com a cautela necessária e proteger, como é obvio, para que não tenhamos um quadro de precariedade ao nível da remuneração dos trabalhadores”.