Notícias

Governo vai apresentar candidatura da Cidade Velha a Património Mundial à UNESCO a 31 de Janeiro

 

De acordo com o Ministro da Cultura, o processo de candidatura que foi preparado por uma comissão que, apresentou quarta-feira o dossier ao Titular da pasta da cultura, que, por sua vez, o apresentou ao Conselho de Ministros. "O Dossier vai ser apresentado na UNESCO até 31 de Janeiro próximo, e em Julho do ano corrente, estará em Cabo Verde uma missão desta organização para avaliar o processo e comprovar as condições dessa candidatura", disse o Ministro para depois acrescentar que a decisão final da UNESCO só será conhecida em Julho de 2009.

"Para nós, cabo-verdianos, a Cidade Velha já é património da humanidade" prosseguiu Manuel Veiga frisando que a Cidade Velha foi o primeiro entreposto da escravatura no mundo e lembrando que foi onde se construiu a primeira Sé Catedral ao sul do Sahara e onde nasceu uma cultura, uma antropologia e a Nação cabo-verdiana.

O Ministro da Cultura adiantou que os principais critérios para a avaliação das condições da Cidade Velha candidata a Património Mundial são: ter um valor histórico excepcional; um património imaterial rico; e a capacidade de gestão (considerada um dos pontos fundamentais para a aprovação do dossier).

Para Manuel Veiga, a Cidade Velha tem grandes possibilidades de conseguir fazer aprovar esta candidatura "pelo seu valor arquitectónico e ainda pelo seu valor imaterial".

O governante afirmou, ainda, que cerca de 60 por cento dos sítios históricos se localizam na Europa e nos Estados Unidos, seguindo a América latina com 30 por cento e situando os restantes 10 por cento em toda a África e Ásia Oceânica. Para o Ministro, ainda que este não seja um dos critérios da avaliação, a comissão que a fará leva em conta este facto.

Questionado pelos jornalistas – e se esta candidatura não for aprovada pela UNESCO? – o titular da pasta da Cultura defendeu que "haverá sempre outras possibilidades de candidatura, desde que provarmos a capacidade de gestão do património". 

Segundo o governante, o Conselho de Ministros louvou a preparação do Dossier e recomendou que todos os instrumentos jurídicos como algumas convenções que devem ser aprovadas – Convenção do património Cultural, Sub-aquático, Imaterial e de Diversidade cultural – e apelou, ainda, a todos os membros do Governo que dêem a máxima colaboração nesse processo de candidatura.

O CM chamou a atenção, igualmente, que a população seja muito bem associada neste processo de candidatura, pois "a população da Cidade Velha é a primeira guardiã do património que Cabo Verde tem neste local". "É preciso recuperar o património mas não se esquecer nunca da qualidade de vida da população da Cidade Velha para o seu próprio benefício" disse Manuel Veiga.