“O Governo vai ver a possibilidade de ajudar a Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago a terminar as obras do pavilhão desportivo do concelho, pois temos todo o interesse em desenvolver parcerias no sentido de se materializar” avançou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, após o encontro com o edil tarrafalense e o Vereador para a área, que aconteceu ontem, no âmbito da visita que procedeu ao Concelho de Tarrafal de Santiago.
“Dentro do quadro daquilo que será o esforço da Câmara Municipal e daquilo que são as medidas contidas no orçamento para 2017, em que há um aumento substancial para o financiamento dos municípios, vamos ver a possibilidade de se incluir o pavilhão desportivo e ajudar Município do Tarrafal a terminar essa obra muito importante”, explicou Fernando Elísio Freire.
Recorde-se que a visita efetuada ao Concelho do Tarrafal pelo Ministro do Desporto tinha como propósito inteirar-se do estádio de desenvolvimento do desporto local e das infraestruturas para a prática e, particularmente, do ponto da situação do pavilhão desportivo daquele Concelho, que está em fase de retoma para a sua conclusão.
“Tarrafal tem uma boa rede de placas desportivas em várias localidades. O que o Governo quer é, em parceria com os municípios, desenvolver um amplo programa de atividade física, fazer com que as famílias utilizem esses espaços para a prática de atividade física, com programas específicos e com monitores formados”, ressaltou.
Assim, na sequência das visitas às infraestruturas desportivas locais, Fernando Elísio Freire avançou que o Governo pretende criar uma rede de um programa de atividade física com os municípios, no sentido de levar o desporto a todas as localidades.
Outra novidade saída dos encontros que manteve com o Presidente da Câmara Municipal de Tarrafal, o Vereador para a área e os dirigentes desportivos locais é que “o Governo vai mudar a Lei de bases do sistema desportivo para a Lei de Atividade Física e do Desporto para que a máxima do desporto para todos, para todas as localidades e para todas as idades seja realmente efetivada”, realçou o titular da pasta do Desporto.
Para o Ministro, a melhor forma de concretizar esta pretensão é a criação de uma rede de monitores para as placas desportivas em vários concelhos do país, particularmente do Concelho de Tarrafal, fazendo com que haja uma monitorização da atividade física das famílias.
Fernando Elísio Freire acredita que esta é uma forma também de se prevenir doenças, diminuir riscos de doenças crónicas e a aumentar a qualidade de vida da população.