O Executivo cabo-verdiano tem preparado um vasto programa incluído nesta Cimeira entre os dois países amigos, que engloba várias assinaturas de programas e acordos de cooperação (ver texto Cabo Verde e Portugal exploram novas áreas de cooperação).
Durante a sua estada em Cabo Verde, José Sócrates visitará o Palácio da Várzea onde terá um encontro a portas fechadas com o seu homólogo José Maria Neves, seguido de um encontro alargado entre as delegações dos dois países.
Ainda nessa manhã de quinta-feira, representantes dos dois Governos farão a assinatura de vários protocolos em áreas diversas, na sala audiovisual do Palácio do Governo, que culminará numa conferência de imprensa dos dois chefes do Governo.
De destacar, ainda, as visitas de Sócrates ao Presidente da República e ao Presidente da Assembleia Nacional, bem como a visita à reitoria da Uni-CV onde será assinado um protocolo entre o Governo Português e a universidade.
Ainda no âmbito da parceria com a Uni-CV, os dois Primeiros Ministros e respectivas comitivas deslocarão a São Vicente, no Sábado, onde participarão de uma Palestra versando o tema "Energias Renováveis", estando o regresso à Praia marcado para o mesmo dia.
Outro momento importante é a visita dos dois à escola da Capelinha onde farão a entrega simbólica de alguns computadores, no âmbito do Programa "Mundo Novu".
É esperada quase uma centena de pessoas na comitiva portuguesa, entre oito ministros de áreas estratégicas para as relações entre os dois países, para além de sete secretários de Estado, empresários e jornalistas, o que espelha bem a grandeza dessa cimeira Cabo Verde – Portugal.
O regresso de José Sócrates a Portugal está marcado para o Domingo, 15.