O Governo, através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos realiza, quinta-feira, 20 de Março, o Acto de Socialização do Pacto Nacional para o Emprego, que visa garantir a adopção de políticas activas corajosas, com o envolvimento de todos para ageração de emprego. O acto que se realiza no âmbito do Conselho de Ministros Especializado sobre o Emprego a decorrer no Concelho de S. Miguel (Santiago), será presidido pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, pelas 17H00, na Sala de Audiovisual da Escola Secundária de Calheta de S. Miguel.
De referir que o Programa do Governo da VIII Legislatura estabelece que “Governo procurará conseguir um consenso nacional e construir um Pacto para a criação de empregos”.
O supra citado Programa determina, ainda, que “a consulta social , que conduzirá a uma cimeira sobre o emprego, será organizada em sede de Concertação Social com todas as partes interessadas. As consultas e a Cimeira sobre o emprego serão utilizadas para se obter um Acordo sobre o Pacto Nacional com consenso sobre metodologias e estratégias que garantam emprego e a reforma do mercado laboral”.
Assim, o processo de elaboração da Proposta do Pacto Nacional para o Emprego já foi iniciado pelo Governo, conforme comanda o referido Programa, preconizando, neste exercício, contar com o contributo de todos os parceiros de desenvolvimento, de modo a garantir a produção de um documento consensual, que explane a visão nacional e que seja assumido por todos.