Realiza-se nesta quinta-feira, 25 de Julho, as honras fúnebres de Adriano Gonçalves, o Bana, falecido a 13 do corrente, vítima de doença prolongada. Neste sentido, o Governo de Cabo Verde, através dos Ministérios das Comunidades, da Cultura e das Relações Exteriores, vai render uma homenagem aquele que soube bem cantar Cabo Verde e valorizar a música cabo-verdiana e a cultura deste arquipélago. A cerimónia vai ter lugar em São Vicente, no Palácio do Povo, pelas 15H00.
Neste acto estarão presentes os filhos do malogrado: Ademiro Gonçalves, Alcides Gonçalves e Luz Maria Gonçalves. O Governo far-se-á representar pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves; pela Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes; pelo Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa; bem como pela Primeira-dama, Lígia Fonseca e pelo Chefe da Casa Civil, Manuel Faustino.
Bana foi um destinto intérprete da música popular cabo-verdiana que cantou e encantou pelos vários palcos das ilhas e do Mundo. Gravou vários álbuns e foi um dos membros do emblemático conjunto Voz de Cabo Verde, cujos integrantes, mesmo antes da Independência Nacional, assumiram o incontornável papel de embaixadores da Cultura de Cabo Verde. Bana partiu mas deixou o seu legado e vai permanecer para sempre no coração e na memória dos Cabo-Verdianos.