Notícias

Governo reitera medidas para o desenvolvimento da ilha de Santo Antão

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, anunciou que o Governo tem o compromisso de criar medidas que viabilizam a economia de Santo Antão, reiterando a construção do aeroporto da ilha e a requalificação das frentes marítima da cidade vila das Pombas, no município do Paúl, entre outras. O anúncio foi feito no âmbito da participação do governante nas festividades do município do Paul, na última segunda-feira, 12 de junho.

Fernando Elísio Freire que presidiu a cerimónia solene da Assembleia Municipal, a convite daquele município, fez saber que o Governo reitera o compromisso da construção do aeroporto de Santo Antão, concebido no figurino de parceria público-privada, salvaguardando a sua rentabilidade e o seu retorno económico e social para a Ilha e para o País.

“Para viabilizar a economia de Santo Antão e do Paúl é fundamental um bom sistema de transportes marítimos, eficientes, regulares, previsíveis, a preços competitivos e bem regulados”, salientou o Ministro, acrescentando que “o compromisso com o Paúl é requalificar as frentes marítimas da cidade vila das Pombas”.

Além do quesito transportes, o governante realçou que é preciso um bom sistema de controlo de qualidade e de certificação dos produtos daquela ilha com o propósito de chegarem aos mercados das outras ilhas e aos mercados das ilhas turísticas. Assim, sustenta, o Governo irá fazer um combate sem tréguas à adulteração do grogue de Santo Antão.

Transformar Santo Antão numa ilha turística de elevado valor acrescentado é outro compromisso do Governo que, pretende tornar real o potencial diversificado ainda por explorar, do turismo ecológico e da natureza, do turismo da saúde, do turismo cultural, religioso e científico, conforme adiantou Freire.

“O turismo tem que ganhar expressão económica para aumentar a procura e viabilizar investimentos na hotelaria, na restauração, na indústria da cultura, de entretenimento e de lazer, na agricultura, na pecuária, nas pescas e no comércio”, disse o Ministro.

É neste sentido que a requalificação da cidade Vila das Pombas será fundamental para que se possa ganhar qualidade, melhoria de condições de vida dos seus habitantes e atrair cada vez mais turistas.

Para Elísio Freire, “a ilha de Santo Antão, assim como as outras ilhas, precisa ser encarada como uma economia com recursos humanos, culturais, naturais e económicos”. Por isso, o Governo vai estabelecer com os municípios parcerias estratégicas de médio e longo prazo para o crescimento económico, o emprego e a inclusão social para além da sua efetiva integração nos ODS. E, “com o Município do Paúl não pode ser diferente”, destacou.

À margem da sua participação nas festividades do Município de Paúl, o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, dos Assuntos Parlamentares e Ministro do Desporto presidiu, ainda, a cerimónia de inauguração do Polivalente da Eito, anunciando que o próximo passo à construção já feita é dar conteúdo à infraestrutura com programas de atividades físicas regulares, com modalidades desportivas específicas para os mais idosos, para os jovens e para as crianças.