Notícias

Governo reforça o acordo de cooperação com os parceiros internacionais

No quadro da Assembleia-geral da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que aconteceu de 19 a 23 do corrente mês, nos Estados Unidos da América, o Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, manteve um importante encontro com o Director Executivo do FMI, Alexandre António Tombini.

Esteve em discussão a evolução recente da economia cabo-verdiana, com destaque para a retoma do crescimento e da confiança dos investidores em Cabo Verde, no ano de 2016, tendo o próprio FMI atualizado em alta as projeções do PIB do nosso Arquipélago.


O reforço da cooperação e do quadro de Assistência Técnica do FMI a Cabo Verde foram outras questões que estiveram sobre a mesa.

Nesta mesma ocasião, o Titular da Pasta das Finanças teve encontro com o Director Regional do Fundo Monetário Internacional (FMI) para África, Abebe Aemro Selassie, em conjunto com o chefe de Missão do FMI para Cabo Verde, Ulrich Jacoby.


Olavo Correia fez a apresentação das políticas prioritárias e os compromissos do Governo com o Programa de Reformas. Destacou a necessidade do engajamento dos parceiros internacionais no apoio a Cabo Verde, nesta fase de “grandes desafios”. Desafios esses, anotou, ligados ao setor empresarial do Estado, onde o Governo espera contar com a expertise técnica e aconselhamento na matéria.

De realçar o reforço do Acordo de Cooperação de Cabo Verde com o Banco Mundial (BM).

Esse feito é resultado de uma reunião que Olavo Correia manteve com o Vice-Presidente do Banco Mundial (BM) para a África, Makhtar Diop, acompanhado da Directora do BM para Cabo Verde, Louise Cord, e equipa.


O reforço desta cooperação traz boas perspetivas no sentido de se avançar com o apoio dessa instituição financeira internacional em várias áreas, tendo em mente o contexto da nova estratégia do Banco Mundial com Cabo Verde. Essa nova estratégia deverá ser elaborada em documento, ainda este ano.