Notícias

Governo reforça medidas de combate ao mosquito para Natal sem Dengue

 

José Maria Neves pôde assim inteirar-se da efectividade das medidas já tomadas para combater e erradicar os focos da doença. Medidas que, segundo as evidencias da extraordinária diminuição do número de casos, têm se mostrado extremamente acertadas. "Estamos numa curva descendente, mas ainda não vencemos a guerra com a Dengue", diz o PM, sublinhando a necessidade de "não baixarmos a guarda".

"É preciso continuar a combater os vectores da doença (mosquitos e larvas) e é preciso que a população se mantenha alerta e engajada para que possamos erradicar de vez a doença de Cabo Verde", afirma.

Assim, após ter estado em Fonton, uma das zonas mais críticas e principais focos de mosquitos da capital juntamente com a Várzea e Praia Negra, o Primeiro Ministro anunciou que serão reforçadas as medidas de combate aos vectores, com mais equipamentos e pessoal, "para que possamos ter um Natal sem Dengue". O Meio da Achada Santo António foi outro ponto visitado.

Estas medidas incluem a drenagem de poças e outros pontos de águas paradas , selagem de poços, tanques e outros recipientes de água, assim como medidas de correcção da bacia de Fonton, para além da continuidade da campanha de sensibilização e educação das pessoas sobre a doença e comportamentos de risco, entre outras.

Essas medidas, apesar de se fazerem mais urgentes na Praia que é a região mais afectada de Cabo Verde, também serão adoptadas na ilha do Fogo, Maio e por todo o País. O objectivo final é erradicar de vez a doença "para que nunca mais tenhamos a Dengue ou qualquer outra epidemia no país", sublinhou.

 

PM agradece prestação dos serviços envolvidos na campanha contra a Dengue

Na sequência dessa visita oficial à cidade da Praia, José Maria Neves esteve no Centro de Saúde da Chã de Areia, bem como na sede da Protecção Civil, no antigo aeroporto da capital, no quartel da Terceira Região Militar, em Achada Mato, e no Hospital Central Agostinho Neto para verificar como estão as coisas no terreno e levar palavras de encorajamento e de agradecimento a estes profissionais.

Para o Primeiro Ministro, todos esses serviços estiveram à altura dos desafios e mostraram que temos um sistema nacional de Saúde e de Prevenção de Catástrofes que funcionam e profissionais de grande qualidade. Aliás, o trabalho, sobretudo, dos nossos profissionais de saúde foi sobejamente elogiado pelos médicos e especialistas da Organização Mundial da Saúde e outras instituições que estiveram no país.

Recorda-se que fazem parte da Comissão Nacional de Luta Anti-vectorial, ainda, os Basílio Ramos (Saúde), Sara Lopes (Descentralização), Lívio Lopes (Administração Interna), Manuel Inocêncio (Infra-estruturas), José Maria Veiga (Ambiente), Vera Duarte (Educação), Sindónio Monteiro (Juventude), todos os quais acompanharam o PM na referida visita.