A Universidade de Santiago (UNI-SANTIAGO), o Mindelo Escola Internacional de ARTE (M-EIA), o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS), a Universidade Lusófona de Cabo Verde e a Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA) são as seis instituições de ensino superior privado ora reconhecidas oficialmente.
Segundo a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janira Hopffer Almada, este pacote normativo configura mais um passo do Governo, visando garantir a disciplina do ensino superior privado em Cabo Verde. "Estribando-se o Programa do Governo, para esta legislatura e no que tange a esta matéria, numa educação para o desenvolvimento, é fundamental que nós consigamos garantir um sistema educativo mais moderno e a melhoria na prestação dos serviços de educação", realçou.
Para Janira Hopffer Almada, o Governo quando fixou, no seu Programa, a modernização do sistema de ensino, como um dos seus pilares, quis com isso capacitar os recursos humanos de Cabo Verde, para que todos possam ter um papel e uma palavra no desenvolvimento do País.
A Ministra adiantou, ainda, que a Direcção Geral do Ensino Superior está, já, a ser reforçada, por forma a permitir um seguimento das entidades que ministram o ensino superior privado em Cabo Verde, para que se possa, paulatinamente, melhorar o sistema.