Notícias

Governo recebe Prémio Internacional da Alfabetização 2010 da UNESCO

 

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Educação e Desporto, este prémio é o reconhecimento de toda política de formação e educação de adultos levada a cabo pelo Governo de Cabo Verde através de um programa educativo adaptado à realidade política, sociocultural, bem como o contexto linguístico do país, beneficiando especialmente mulheres na construção da sua própria autonomia e consequente melhoria de vida.

O Prémio, no valor de 20 mil dólares, distingue a DGEFA pelas suas "abordagens inovadoras à educação de alfabetização" e é mais um motivo de orgulho para Cabo Verde, mais uma prova da importância que o Governo atribui à educação dos seus cidadãos e cidadãs.

Este ano, as comemorações da Jornada Internacional de Alfabetização 2010 têm como lema "Alfabetização e Empoderamento das Mulheres", baseado no pressuposto de que " a mulher alfabetizada pode tomar decisões para melhorar a sua vida consideravelmente". O Dia Internacional da Alfabetização surgiu da recomendação do Congresso Mundial dos Ministros da Educação sobre a Eliminação do Analfabetismo, realizado em Teerão em 1965 e institucionalizada pela 14ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO em 1966.

De acordo com a referida nota, a Jornada Internacional da Alfabetização é ocasião por excelência para se utilizar todos os meios de informação e se fazer o balanço dos progressos realizados, anunciar as novas medidas, mobilizar os recursos necessários e lançar as novas actividades que favoreçam a generalização do ensino básico. Reforçar os programas de Educação e Formação de Adultos e sobretudo, aumentar a consciência sobre a urgente necessidade de uma maior atenção à formação, especialmente para as meninas e mulheres é um dos desafios assumidos nesta nova fase.

O acto central da Jornada em Cabo Verde decorrerá na Escola Secundária Manuel Lopes em Calabaceira, às 09 horas do dia 10 de Setembro, e será presidido pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, contando com a presença do Ministro da Educação e Desporto, do Director Geral da EFA, formandos com testemunhos de Alfabetização e ganhos alcançados na vida individual, técnicos da EFA, Parceiros, entre outros.