Notícias

Governo reafirma compromisso em cumprir com a sua contribuição no quadro de execução do segundo pacote do MCA

A execução dos trabalhos do II Compacto do Millennium Challenge Account (MCA–CV II) já vai a 70% do seu programa de execução, pelo que o Governo de Cabo Verde reafirmou o seu engajamento em contribuir financeiramente com a sua parte para a execução do projecto.

O Conselho Coordenador do segundo compacto do MCA esteve reunido ontem, 08 de Março, na ilha do Sal para analisar os instrumentos de gestão, bem como aprovar a contribuição do Governo para a execução dos projetos. À saída do encontro, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, garantiu que foi aprovado “tudo que tem a ver com as aquisições e adendas aos contractos”. Lembrando que se está a caminhar para a fase final de execução dos projectos.

O fundo de contingência foi outra questão abordada neste encontro que aconteceu na ilha do Sal, a primeira a receber as intervenções no âmbito dos projectos “WASH e LAND” – as áreas da água, saneamento e administração dos solos.

De realçar que já foram desembolsados 42 milhões, dos 66.2 milhões de dólares americanos (mais de cinco milhões e 800 mil contos) disponibilizados neste segundo compacto. Para o próximo trimestre o desembolso será de aproximadamente 7.2 milhões de dólares, conforme decisão saída da 18ª reunião ordinária do Conselho Coordenador, na ilha do Sal. Pelo que o Ministro da Agricultura, Gilberto Silva, demonstra-se satisfeito com a entrada na fase final deste projeto e reforçou que “está a correr tudo bem”.

Cabo Verde é o único país africano selecionado para receber um segundo pacote no âmbito do MCA. Um caso considerado de grande sucesso.