Os Termos de Referência no âmbito do Programa de Assistência Técnica Internacional dos EUA foram assinados na tarde desta segunda-feira, pela Ministra da Justiça e trabalho, Janine Lélis, e pelo Embaixador dos Estados Unidos, Donald L. Helfim.
Nesta nova etapa pretende-se, segundo Janine Lélis, “dar uma atenção mais centralizada a polícia judiciária, capacitando-a para a investigação de crimes de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.
Desta forma será trabalhado um plano de ação “que será executado em função das necessidades prioritárias da PJ” e assim dar respostas a alguns indicadores dos relatórios internacionais nomeadamente em relação ao trafico humano”.
Por serem crimes novos existe “a necessidade de uma boa investigação, fazer com que os processos sejam julgados e os envolvidos condenados” frisou a Ministra da Justiça e Trabalho.
A Ministra da Justiça e Trabalho destacou ainda o esforço do Governo em combater os crimes de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo com a adesão ao Grupo Egmont, que permitirá a troca de informações entre instituições internacionais no combate e prevenção dos crimes de branqueamentos de capitais e financiamento do terrorismo.