De acordo com o Titular da Pasta Família e Inclusão Social, as obras em curso, neste momento, no Centro, têm como propósito melhorar as condições de trabalho para com as pessoas com deficiência, avançando que o Governo vai reforçar este investimento, ainda mais, numa segunda fase.
O Governo de Cabo Verde quer que o Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF) seja um espaço de referência para pessoas com deficiência. A intenção do Executivo foi manifestada pelo Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, ontem, 29 de dezembro, durante a sua visita às obras de reabilitação do referido centro, na Cidade da Praia.
De acordo com o Titular da Pasta Família e Inclusão Social, as obras em curso, neste momento, no Centro, têm como propósito melhorar as condições de trabalho para com as pessoas com deficiência, avançando que o Governo vai reforçar este investimento, ainda mais, numa segunda fase.
“Queremos transformar este centro, num espaço referencial em termos de como lidar e tratar das pessoas com deficiência, tanto na questão de aparelhos e no reforço de parcerias com outras associações em Cabo Verde, para que, de facto, haja uma efetiva igualdade de oportunidade, de modo que as pessoas com deficiência, sintam que existe uma sociedade que os proteja e cuida dos mesmos”, realçou o Governante.
Segundo explica Freire, esta visita ao CENORF é a demonstração clara do empenho do Governo em permitir que as pessoas com deficiência tenham efetivamente igualdade de oportunidade, com acesso ao rendimento e educação gratuita do ensino básico ao universitário.
“Esta visita, também, permitiu ver outras necessidades, no nosso país, relacionadas com o uso de próteses”. Se na ilha de Santiago, principalmente na cidade da Praia, “já existe todo um trabalho feito, agora é preciso alargá-lo para outras ilhas, onde também existem pessoas com necessidade de próteses”, avançou. “O Governo está disponível em apoiar e fazer parcerias para que todos tenham igualdade de oportunidades em todo o país”, frisa.
Este projeto está previsto para breve e enquadrado dentro do Sistema de Cuidados, que neste momento abrange todas as ilhas e que cuida de pessoas idosas e pessoas com deficiência, explica o Governante, avançando que permitirá às pessoas na aquisição de capacidade de autonomia com ajudas mecânicas através de próteses.
“Por todo Cabo Verde, já existe um trabalho feito e continuaremos a fazê-lo. Este é o foco do Governo. Para além das políticas de cuidado existentes, que abrange pessoas com deficiência, como o acesso à saúde, educação e rendimento, também devem ser abraçados, cuidados, protegidos, no sentido de se sentirem capacitados para terem igualdade de oportunidade,” disse o Ministro.
De referir que no passado mês de novembro, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Família e Inclusão Social, assinou com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança de Portugal, um protocolo de cooperação para o financiamento das obras de reabilitação do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Física de Cabo Verde (CENORF), no valor total de 5.451.334$00.