O Governo quer “potencializar ainda mais, o sentido de utilidade das Forças Armadas para a sociedade e na defesa intransigente dos mais legítimos interesses de Cabo Verde”, defendeu a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.
Durante a cerimónia que assinala o 50º aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde na 2ª Região Militar na ilha do Sal, a Ministra Janine Lélis reafirmou os compromissos do Executivo para com as Forças Armadas, no sentido de se “materializar e confirmar a importância da organização”, designadamente com a promoção de “uma cultura de defesa nacional na sociedade cabo-verdiana, do posicionamento das Forças Armadas como Instituição Republicana moderna e essencial do Estado de direito democrático e como organização de referência, pela sua eficácia e eficiência”.
Janine Lélis aproveitou ainda a ocasião para manifestar o reconhecimento pelo desempenho dos oficiais, sargentos, praças e servidores civis exortando-os a “preservarem o espírito patriótico e de missão que os caracteriza e a empenharem-se, na consecução da nobre missão que lhes é cometida”.
Para além do discurso da Ministra da Justiça e Trabalho foi também lida a mensagem do Chefe de Estado Maior das Forças armadas. Do programa de actividades constaram ainda condecorações, desfile das forças em parada e demostração de defesa pessoal.