Notícias

Governo quer novo Banco para reforçar micro – finanças

Trata-se de um novo Banco que, segundo o Ministério das Finanças (MF), pretende actuar na economia nacional e junto da diáspora, em torno de uma abordagem inovadora ao mercado bancário cabo-verdiano. O Projecto conta com a parceria do Banco Português de Gestão.

Este novo Banco irá estar "na primeira linha do combate à exclusão financeira dos segmentos da população de menor rendimento e das Micro e Pequenas Empresas: a fino-exclusão é parte da exclusão social e promove-a, em maior grau, através de espirais de pobreza e de informalidade dos agentes económicos".

Esta Instituição Financeira terá, igualmente, um foco estratégico no Universo das Instituições da Economia Social ou Terceiro Sector, reforçar o potencial de capilaridade, do mercado bancário, avança a nota do MF, sublinhando que a mesma irá apoiar com crédito e serviços financeiros técnicos as actividades empresariais corporizadoras de projectos que contribuam para o crescimento económico sustentado, nomeadamente os que envolvam investimentos ou parcerias internacionais.

Com a criação deste novo Banco procura-se reforçar o Sistema Bancário cabo-verdiano com uma melhor resposta para actividades como as micro – finanças, o crédito ao arranque das actividades de capital semente, o capital de risco, o fundo de maneio de Instituições da Economia Social ou mesmo o fomento à Habitação Social.