Notícias

Governo quer fazer de S. Domingos um ponto de referência turística em Cabo Verde

“É compromisso do Governo fazer de S. Domingos um ponto de referência turística onde possam passar milhares de cabo-verdianos e milhares de turistas estrangeiros”, ressaltou o Ministro dos assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto, Fernando Elísio Freire, no encerramento do Fórum Potencialidades e Objetivos Estratégicos do Turismo em S. Domingos” que aconteceu nesta quarta-feira, naquele concelho.

Fórum_SD.jpg

Neste sentido, o Governo dotará a Câmara Municipal de S. Domingos, à semelhança de outras câmaras municipais, de todos os mecanismos para executar uma política turística que permita a atração de cabo-verdianos e estrangeiros. “Por ter menos de 15 mil habitantes, o Governo adotou S. Domingos no quadro de discriminação positiva, com mais oito milhões e trezentos mil escudos”, avançou o governante.

S. Domingos é sem dúvida um dos mais emblemáticos concelhos de Cabo Verde, prosseguiu o Ministro, acrescentando as suas contribuições marcantes a nível do desporto, da cultura, através das suas gentes – “Ano Nobu”, “Ntoni Denti D’ Oru”, “Manel de Candinho”, etc., pela figura de proa e pelo seu papel de ligação com a capital do País, colocando o concelho como uma referencia nacional.

O turismo é eleito como um dos pilares centrais da economia cabo-verdiana, uma peça chave para o relançamento do investimento privado, do emprego e do crescimento económico. Assim, o Governo pretende fazer de S. Domingos um ponto de referência turística onde possam passar milhares de cabo-verdianos e milhares de turistas estrangeiros.

A meta do Governo é chegar em 2021 no top 30 dos países mais competitivos do mundo em matéria do turismo. Para isso, “há que se avançar e consolidar o modelo atual do nosso turismo e arranjar estratégias de extensão turística, dando especial atenção de novos segmentos do setor, nomeadamente o turismo de montanha, ecológico, de eventos de negócios e turismo desportivo”, explicou Fernando Elísio Freire.

Para o Ministro, S. Domingos tem todas essas características, pois possui turismo de sol e praia (Praia baixo), turismo de montanha em Rui Vaz, turismo cultural pelas suas gentes e paisagens, turismo ecológico e é terra de eventos, de negócios e de homens e mulheres capazes.

O Fundo do turismo será também reformatado, segundo Freire, por forma a que municípios como S. Domingos com poucas receitas turísticas possam beneficiar através de programas específicos de investimento público que requalifiquem e qualifiquem o seu ambiente turístico.

De recordar, que o referido Fórum foi organizado pela Câmara Municipal de S. Domingos que teve por objetivo recolher imputs para a elaboração de um Plano Estratégico para o desenvolvimento daquele Concelho.