O Ministro das Finanças, Olavo Correia, realizou hoje uma visita às novas instalações da Emprofac, cidade da Praia, para se inteirar, in loco, do funcionamento da empresa, nos últimos anos, nomeadamente o nível de eficiência, dos resultados líquidos, saber das perspetivas para o futuro e como é que o Estado e o Governo poderão ajudar a Administração a ultrapassar os grandes desafios.
Na avaliação do Governante, esta empresa, que tem o monopólio na distribuição dos medicamentos no país, está a ser gerida de forma eficiente e moderna, e a gerar lucros. Entretanto, salienta que “é possível fazer melhor, ser mais eficiente”, por forma a que os custos possam ser repercutidos a menos para os cidadãos e que “possamos ter uma cobertura nacional de medicamentos a preço competitivo”.
Olavo Correia refere ainda que o Estado vai ter um cuidado especial para que a Emprofac possa alcançar mais eficiência e esteja preparada para “maior competitividade no setor privado”.
O Ministro das Finanças sublinhou ainda que é possível fazer melhor, assegurando que o Executivo está “engajado” nisso e que a empresa está comprometida com a eficiência.
“A empresa está bem, do ponto de vista da imagem, do índice de performance, a nível de eficiência e de resultados, é moderna, mas é sempre possível fazer melhor”, apontou Olavo Correia.