Notícias

Governo quer alterar a Lei do Sistema Desportivo para a Lei de Atividade Física e do Desporto

Esta afirmação foi avançada pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, aos jornalistas, na manhã de hoje, quando participava nas atividades alusivas ao Dia Internacional das Atividades físicas que se assinala a 06 de Abril.

Fernando Elísio garantiu que o governo está a apostar no desenvolvimento da atividade física, adiantando que a primeira ação será no sentindo de alterar a lei do sistema desportivo para a lei de atividade física e do desporto.

“Iremos trabalhar no sentido de reconfigurarmos asnossas infraestruturas desportivas e públicas no sentido de permitirem espaços abertos para atividade física e levar essas atividades desde o pré-escolar ao ensino superior, através de um programa nacional de atividades físicas que estamos a preparar para apresentar ao país”, avançou o Ministro do Desporto.

Conforme o Ministro do Desporto a nova Lei vai ser discutida no Conselho de Ministros e posteriormente será levada ao Parlamento para ser aprovada.

“Consideramos que o desporto é uma atividade que deve unir os cabo-verdianos e tudo aquilo que seja a nossa visão do desporto queremos que seja aprovada através de uma Lei de Assembleia Nacional”, adianta.

Fernando Elísio Freire elencou ainda as três grandes prioridades do Governo para a política do desporto, sendo que a primeira passa pela generalização, a universalização do desporto, seguida da sustentabilidade do setor, e a terceira prioridade é fazer do desporto um fator económico de criação de riqueza.

O Ministro do Desporto apelou a todos os cabo-verdianos a praticarem regularmente a atividade física e liga-la à atividade desportiva, porque assim serão melhores cidadãos e teremos um país melhor.

“Hoje é um dia importante para que as pessoas ganhem o hábito da atividade física e ligá-la a à atividade desportiva, essencialmente, pelos valores que transmite: o valor da tolerância, do respeito pelo adversário, o saber ganhar e saber perder, o trabalho em equipa, e aprender, acima de tudo, que para vencer no desporto, temos de trabalhar muito, sermos honestos, fazer jogo limpo, assim como para vencer na vida. É isto que a atividade física nos dá. Essa relação com o nosso corpo, com o meio ambiente”, remata o governante.