Terá sido uma visita bastante frutífera, de acordo com a apreciação do Chefe do Governo pela oportunidade de auscultar e ver "in loco" as dificuldades da região onde ainda persiste uma "mancha significativa de pobreza, principalmente nos meios mais rurais".
Foi, também, uma oportunidade de o Governo mostrar que está atento àquele município e está a trabalhar para colocar, de vez, Tarrafal na trilha do desenvolvimento, aproveitando das suas potencialidades como zona turística.
Num dos pontos altos da visita, coube a José Maria Neves inaugurar o mais novo liceu de Cabo Verde, em Chão Bom, uma infra-estrutura de mais de 188 mil contos e que muitos consideram a melhor infra-estrutura do género até agora no País.
No âmbito da visita, o Chefe do Executivo efectuou reuniões com a comunidade juvenil e as forças vivas da vila do Mangue, principal aglomerado populacional do Concelho e, também, com os serviços desconcentrados da região.
José Maria Neves ouviu das preocupações dessa gente, que têm a ver com a questão do desemprego e criação de oportunidades para os jovens, o início das obras de asfaltagem da estrada Assomada Tarrafal que é, certamente, uma das maiores reivindicações da população.
Sobre isso, estes ouviram o PM explicar que a ideia com o novo liceu, é gradualmente adicionar à vertente geral, a vertente técnica para funcionar como um centro de formação profissional e ajudar a criar mais oportunidades de emprego para a juventude local.
Nessa linha, Neves falou sobre a criação de um novo Banco e uma linha de crédito e micro-créditos para os jovens com projectos de negócios, além de programas a serem lançados como o Programa "Casa para Todos" e outros na área social para responder às necessidades de habitação e de criação de emprego. O "Mundu Novu" é outro programa que beneficiará grandemente a juventude de Cabo Verde em geral.
Estrada asfaltada Tarrafal – Santa Catarina para breve
Sobre a estrada asfaltada para o Tarrafal, o PM explicou das dificuldades em arranjar financiamento para tal, por se tratar de um investimento avultado, cerca de 100 milhões de euros para terminar o que falta do anel rodoviário de Santiago, ou seja, asfaltar o percurso Santa Catarina – Tarrafal, Tarrafal Calheta de São Miguel, Calheta – Santa Cruz e Santa Cruz – Variante.
"O Governo está a mobilizar as engenharias necessárias para iniciar esta estrada antes do fim desta legislatura", afirmou o PM. Outra grande obra para Tarrafal é a via Rápida Praia – Tarrafal e que deverá custar à volta de 400 milhões de euros. De acordo com José Maria Neves, já se lançou o concurso para esta grandiosa obra e o Governo está, neste momento, a mobilizar recursos para a iniciar.
Enquanto essas não vêem o Governo vai asfaltando algumas estradas de acesso, como o caso da estrada Fundura (Santa Catarina) a Ribeira das Pratas que será iniciado muito brevemente. Recorda-se que o Governo Português cedeu uma nova linha de crédito para a construção de infra-estruturas no valor de 100 milhões de Euros.
Outra grande reivindicação é o Centro de Saúde do Tarrafal cuja inauguração tarda, pelo facto de, ainda, faltarem construir a via de acesso, a vedação do edifício e fazer a ligação de água. É que devido à indisponibilidade de terrenos mais próximas à estrada, ele foi construído numa área mais dispersa, sendo necessário proceder a essas obras para a sua conclusão.
Para completar o que falta dessa infra-estrutura, o Governo terá de desembolsar cerca 60 mil contos, que de acordo com JMN, até a próxima semana deverá haver avanços para que se inaugure o quanto antes o Centro.