Notícias

“Governo propõe edificar um sistema educativo vocacionado e direcionado para a excelência” – Abraão Vicente

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou, em Porto Novo, Santo Antão, na abertura ano letivo 2017-2018, que o Governo trouxe para este regresso às aulas, um modelo de ensino experimental que vai fazer com que os alunos tirem o máximo proveito do conhecimento, em diversas áreas.

Governo propõe edificar um sistema educativo vocacionado e direcionado para a excelência   Abraão Vicente1

“O Governo propõe edificar um sistema educativo que seja integrado não só num conceito numa economia do conhecimento, mas também no conceito que o ajude a formar um novo perfil de aluno e um novo perfil de cabo-verdiano, vocacionado e direcionado para a excelência, para o espírito de trabalho, para a dedicação, para uma nova ética face aos desafios de Cabo Verde com o país”.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, em representação do Governo que presidiu a abertura oficial do novo ano letivo no concelho do Porto Novo, diz que foram traçados novas metas e desafios aos alunos de Cabo Verde de forma a que os níveis de conhecimento adquirido nos anos escolares possam servir para o futuro profissional, seja ela escolhida em Cabo Verde, como em qualquer parte do mundo.

“Esse perfil deve orientar os jovens para o domínio proficiente de língua, de ciências integradas, tecnologias, para a construção de um perfil também ele que seja aberto ao mundo mais competitivo, em que o aluno formado aqui em Porto Novo pode, em igualdade e circunstância, competir com um aluno de igual forma em Lisboa, Paris, Nova Iorque ou outra parte do mundo”.

O ano letivo 2017-2018 foi aberto em simultâneo em vários pontos do país, tendo cada um dos ministros ficado responsável por um concelho. Sob o lema “Educação: um compromisso com o presente e com o futuro”, o MCIC, Abraão Vicente recordou as palavras do Pde António Vieira para mostrar o valor da educação. “O Pde António dizia que a educação é uma moeda de ouro, tem valor em qualquer parte, em qualquer situação, em qualquer circunstancia”.

No ato de abertura oficial, o MCIC lembrou a todos a meta “ambiciosa” que o Governo traçou nesta nova fase do ensino em Cabo Verde, destacando os novos desafios que foi colocado a todos. “O Governo, preocupado com o ensino, definiu para o 2017 – 2018, a implementação de um conjunto de medidas, quer ao nível do pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e ensino superior”.

Estribados no lema deste ano “Educação: um compromisso com o presente e com o futuro, os intervenientes desta sessão solene pediram engajamento de todos, alunos, pais e encarregados de educação, professores e sociedade, para que juntos construam uma escola saudável para todos. “Este novo ano letivo interpela-nos, a todos, a uma reflexão”, afirmou a representante dos alunos, Marina Lopes que acrescentou que a educação é um pilar para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Já a delegada do Ministério da Educação – Porto Novo, Felizmina Reis, avançou que todos devem adotar o lema e assumir um compromisso com a educação.

A revisão curricular e a criação de rede de escolas, foram, no entanto, destacados pelo presidente da câmara do município, que acredita o ano letivo inicia de modo especial.

A abertura oficial do ano letivo em Porto Novo conheceu alguns momentos culturais, com atuação musical de jovens talentos, apresentação de uma peça de teatro feito pelos professores e liderado pelo ator e professor César Lélis (integrante do grupo Juventude em Marcha) e ainda a entrega de premio para os melhores alunos do ano letivo 2016 – 2017 e das Olimpíadas de Matemática.