Notícias

Governo propõe Debate sobre Emprego e Formação Profissional no Parlamento

 

Com este Debate, pretende-se que, todos juntos, desde as Forças Políticas, os Sindicatos, as Empresas, as Instituições e a sociedade civil em geral, possamos partilhar soluções e encontrar melhores caminhos para dar resposta a essa problemática.

Na linha do Programa do Governo que erige o emprego como prioridade essencial e assume claramente o desafio de reduzir o nível de desemprego, a criação de empregos tem estado no cerne da acção governativa.

O Governo vem desenvolvendo um processo de transformação da economia do país, com o propósito de provocar as mudanças estruturais necessárias para a geração do emprego.

Neste sentido, esta dinâmica tem contribuído para a redução gradual do desemprego, pois os índices da pobreza caíram grandemente e as condições de vida das populações conheceram melhorias significativas.

De entre as políticas activas de promoção de emprego deste Governo, a formação profissional constitui um dos instrumentos mais poderosos para a criação do emprego e que o país está a ser dotado de um verdadeiro sistema de formação profissional alargado a todas as ilhas e municípios.

Entretanto, a taxa de desemprego continua muito elevada, afectando particularmente os jovens e as mulheres. Assim, o Governo entende que magnitude do desafio do emprego recomenda uma ampla e renovada discussão e o envolvimento de todos os quadrantes da sociedade.